APRESENTAÇÃO


BETE D'ELIA

 Diretora da Toucher  Desenvolvimento Humano Ltda.
• Graduada em Português - Francês pela  USP - Universidade de São Paulo.
• Pós-graduada (latu-sensu) em Psicologia Universal pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento.
• Coach, com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi.
• Palestrante, instrutora de cursos e consultora de empresas.
• Articulista de revistas, entre elas a Ser Mais, Capital Público e Vocação Pública,  jornais e sites com temas voltados à gestão empresarial, qualidade de vida, profissionalismo, inteligência emocional, administração do tempo, liderança feminina, entre outros.
• Membro do Grupo de Estudo Gestão e Desenvolvimento, Qualidade de Vida Integral da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
• Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter – Editora Gente.
• Autora do Livro As novas Competências do profissional de secretariado,  com Edméa Garcia Neiva – IOB Thomson.
• Coautora do Livro Gestão do Tempo e Produtividade – Editora Ser Mais – dezembro/11.
• Coordenadora e coautora do livro Excelência no Secretariado – Editora Ser Mais – novembro/13.
• Coautora do livro Coaching e Mentoring – Editora Ser Mais – dezembro/13.

A Carreira como Secretária Executiva Na sua atuação como Secretária Executiva Bilíngue, assessorou durante 21 anos o presidente da grande empresa Bicicletas Caloi. Iniciou como Secretária Junior e galgou passo a passo à chegada ao cargo de Executiva Bilíngue, pela evolução gradativa, comprometimento total com a profissão, qualidade do seu trabalho e investimento constante no conhecimento. Como o Universo conspira a favor, teve a feliz oportunidade de vivenciar nas décadas de 70 e 80, situações inovadoras para a época, que em muitas empresas ainda não é realidade atualmente.

 

 

O INÍCIO DA DOCÊNCIA

 

Paralelamente à atuação como secretária, Bete D'Elia quis aprender mais sobre a docência, e durante vários anos, conciliou as duas profissões: secretariar e ensinar. Inicialmente foi professora do Secretariado Técnico no colégio Radial, em seguida assumiu a coordenação do curso. Ministrou aula também no curso de Graduação de Secretariado Executivo, na Faculdade Anhembi Morumbi. Iniciou também a experiência como instrutora de cursos de desenvolvimento e reciclagem em empresas de consultoria de treinamento.

 

A PARTICIPAÇÃO NA ENTIDADE DE CLASSE E O FORTALECIMENTO DO LADO PALESTRANTE E INSTRUTORA DE CURSOS

 

Seu comprometimento pela evolução da profissão a levou a associar-se à Entidade de Classe, ainda quando era Associação das Secretárias do Estado de São Paulo. Participou do concurso Destaque Secretarial, ganhando o primeiro lugar em São Paulo e ficando em terceiro lugar no concurso nacional, realizado durante o Congresso Nacional de Secretariado, em 1984. Fez parte da diretoria da Associação das Secretárias como Diretora de Comunicações e continuou como diretora, quando o movimento evoluiu, tornando-se Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo. Em 1991, Bete D'Elia fez a opção de se dedicar a Entidade de Classe, bem como seu lado de palestrante e instrutora de cursos.

Durante as duas gestões, em que atuou, além das responsabilidades do cargo, pôde desenvolver o seu lado "palestrante", visto que passou a dar palestras em faculdades, universidades, bem como nos eventos da categoria, realizado nos estados, interestados e nacionalmente. Esse período possibilitou ainda um crescimento muito grande como instrutora de cursos. Além dos treinamentos que organizava por conta do seu cargo, ministrava outros, não só na Entidade, como em muitas empresas. Na organização de cursos e eventos, teve o privilégio de conhecer muitos palestrantes, com quem cresceu, contribuiu e fez parcerias sólidas que permanecem até hoje.

 

O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO ESCOLHA

 

• Desenvolver o ser humano como pessoa e profissional foi uma escolha consciente. Sua missão foi sensibilizar a essência, mostrando a cada um a capacidade de desenvolver a plenitude, ampliando as chances de sucesso e felicidade. • Nesse segmento, desenvolve palestras, workshops, cursos, para todos os profissionais da área de Gestão, líderes, assessores, profissionais de secretariados e similares. • O foco é nas competências comportamentais e na atualização profissional, aliado aos temas sob medida, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes.

 

A FORMAÇÃO COMO COACH

 

• A formação como coach foi mais um divisor de águas na trajetória profissional, ampliando as possibilidades de entender o “ser humano” e poder contribuir com o seu autoconhecimento e desenvolvimento. • A escolha da IDHL, como entidade formadora, foi um presente no crescimento pela seriedade e solidez dos conhecimentos, valores e capacidade de capacitar, com qualidade, nessa gratificante área de atuação. • A atuação como coach sedimenta e complementa as demais atividades em desenvolvimento humano. A PAIXÃO POR ESCREVER • Cada livro – Um novo filho, uma nova mensagem, um desafio a ser compartilhado, mais uma contribuição no legado à humanidade • Após o primeiro – Profissionalismo, Não dá para Não ter – nasceram outros. Como autora, coautora ou professora colaboradora. Tanto para a categoria Profissional de Secretariado como temas destinados aos profissionais da Área de Gestão, como Gestão do Tempo e Produtividade, Coaching e Mentoring.

  • 2
  •   Rua Afonso Braz, 219 – conj. 704
         São Paulo–SP Vila Nova Conceição
  •  Fone: (11) 3045-8103
  •  Celular: (11) 9 9690-5800
  • betedelia@uol.com.br
  • 1

Siga

Galeria de Fotos